O Governo de Angola anunciou esta quarta-feira a criação da Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG), pondo termo ao monopólio da empresa petrolífera angolana Sonangol, cujo objectivo passa a focar-se unicamente no sector dos hidrocarbonetos.
O anúncio foi feito conjuntamente pelos ministros angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e das Finanças, Archer Mangueira, ao apresentarem os resultados do Grupo de Reestruturação do Sector dos Petróleos, criado a 21 de Dezembro de 2017 por decreto do Presidente de Angola, João Lourenço.
O grupo de trabalho foi coordenado por Diamantino de Azevedo, que teve Archer Mangueira como adjunto, sendo constituído também pelo secretário de Estado dos Petróleos, Paulino Jerónimo, e pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino.
A reestruturação do sector petrolífero nacional já se encontra desenhada há dois anos, passando a petrolífera nacional a centrar-se no seu negócio principal, a prospecção e exploração de petróleo. A Sonangol deixa, entre outras coisas, de realizar os concursos de licitação para atribuição de concessões.