Angola é dos países menos democráticos, revela relatório de universidade sueca

Angola, de acordo com o relatório apresentado por um projecto desenvolvido por uma universidade sueca, ainda se encontrava entre os países menos democráticos do planeta entre 2007 e 2017

Angola encontra-se em 141ª posição entre 178 países analisados no “Democracy for All” (“Democracia para Todos” na tradução livre em português, elaborado pelo projecto V-Dem (“Variedades da Democracia”) da Universidade de Gotemburgo, na Suécia quanto ao grau de abertura democrática, aferida em vários domínios.
A análise do projecto da instituição universitária sueca cobre o período 2007-2017.
Apesar de no critério relativo à “democracia” eleitoral Angola melhorar nos últimos anos, a sua posição é ainda pior do que naquele que resulta da pontuação que lhe é atribuída no índice “democracia liberal” (148ª posição). E as coisas pioram quando se analisa a componente de igualdade quanto ao género, descendo para o 169º lugar na lista global. Também a classificação atribuída à participação democrática não é brilhante: 165º lugar. A melhor posição é alcançada no índice respeitante à ‘componente liberal’ (139ª).
Entre os países africanos, Somália, Egipto, Congo, Etiópia, Sudão, RDC, Suazilândia, Chade, Sudão do Sul, Burundi, Guiné Equatorial, Iémen e Eritreia encontram-se mais mal classificados que Angola.
A lista apresentada no relatório é liderada pela Noruega, surgindo, em segundo lugar, a Suécia e, na terceira posição, a Estónia. O quarto lugar é ocupado pela Suíça que é seguida pela Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia. A fechar o top 10 encontra-se Portugal.

 

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com