Banco de Exportação e Importação da China empresta 300 milhões a Africa Finance Corporation

O empréstimo do CEXIM assinala uma facilidade de financiamento inaugural da AFC pela República Popular da China

A Africa Finance Corporation (“AFC” ou “the Corporation”), uma instituição líder de financiamento ao desenvolvimento em África, anunciou a obtenção bem sucedida de um empréstimo do Banco de Exportação e Importação da China (“CEXIM”), 200 milhões de dólares a 5 anos e um acordo de stand-by a 5 anos de 100 milhões de dólares  para fins corporativos gerais.

O empréstimo do CEXIM assinala uma facilidade de financiamento inaugural da AFC pela República Popular da China. Isso decorre da estratégia da Corporação que está focada em construir uma ampla coligação de investidores diversificando as suas actividades de captação de recursos para incluir todas as fontes de capital institucional no Leste Asiático, além dos parceiros já existentes na Europa e na América do Norte.

Para além da liquidez a médio prazo que este empréstimo proporcionará, também proporcionará apoio financeiro contingente que é particularmente importante para a gestão dos risco de liquidez assim como na abertura de outros financiamentos e relacionamentos com entidades Chinesas (tanto públicas como privadas).

Também foi acordado que a assinatura do contrato de empréstimo deve assinalar o primeiro passo que será uma relação longa e benéfica com o CEXIM, incluindo o apoio da AFC à estratégia CEXIM África, observando o seu portfólio de activos e aconselhando-os em como optimizar a sua carteira de crédito no continente.

Samaila Zubairu, presidente e CEO da AFC , citado num comunicado da empresa, lembrou que ” nas últimas duas décadas, a China passou de um investidor relativamente pequeno para tornar-se um dos maiores parceiros comerciais de África actualmente.

” Este empréstimo não é apenas um marco para a corporação e a sua estratégia para o Extremo Oriente, mas também marca uma evolução natural na sofisticação financeira crescente da China em África, um desenvolvimento essencial necessário para acelerar o trajecto Africano para fechar o défice de infra-estruturas.

Além disso, a AFC dá as boas-vindas ao compromisso do CEXIM para a estratégia africana, e esperamos ansiosamente por partilhar os nossos conhecimentos sobre a melhor forma de apresentar investimentos em infra-estruturas sustentáveis que devem catalisar o crescimento industrial no continente.”

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com