Banco de Moçambique reduz taxa de juro para 15%

As perspectivas de curto e médio prazos continuar a indicar a manutenção da inflação em um dígito

O Banco de Moçambique decidiu esta quinta-feira reduzir a taxa de juro base em 75 pontos, para 15% e manteve as taxas de facilidade permanente de cedência e de depósitos em 18% e 12%, respectivamente.
A redução da taxa MIMO [taxa de juro] é fundamental pelo facto de a avaliação das perspectivas de curto e médio prazos continuar a indicar a manutenção da inflação em um dígito”, afirmou o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, em conferência de imprensa, em Maputo.
Falando no final da sessão do Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela afirmou que a inflação registou uma ligeira aceleração em Julho, mas a taxa deste indicador permanece baixo em termos anuais.
Em Julho, a inflação anual fixou-se em 4,73%, após 4,40% no mês anterior e 16,17% no período homólogo de 2017.
“Esta tendência reflecte os incrementos dos preços administrados, num cenário em que o aumento menos pronunciado dos preços dos produtos alimentares contribui para suavizar a inflação”, acrescentou Rogério Zandamela.
O governador do banco central moçambicano assinalou que as condições da economia continuam a favorecer a projecção de uma inflação baixa e estável.
“As projecções do CPMO continuam a apontar para uma inflação em torno de um dígito nos oito trimestres subsequentes, que compõem o actual horizonte de projecção”, enfatizou Rogério Zandamela.
Apesar dessa perspectiva favorável quanto à evolução da inflação, Zandamela destacou que a sustentabilidade da dívida pública e as incertezas quanto ao comportamento dos preços de bens administrados coloca riscos para as expetactivas de preços baixos.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com