
Uma campanha de abertura de contas, apenas por 100 kwanzas, denominada “Bankita”, foi realizada hoje, em Saurimo, pela Delegação Regional do Banco Nacional de Angola (BNA), que compreende as províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje.
Realizada no mercado Candembe, a campanha enquadra-se no programa de educação financeira que o BNA realiza até o ano 2020, visando elucidar a população sobre a importância da gestão dos seus recursos financeiros através das instituições bancárias.
Em declarações à Angop, o técnico de educação financeira da Delegação Regional do BNA, Eduardo Vaz Contreiras, disse que a actividade contou com a colaboração de nove agências bancárias sedeadas no município de Saurimo, que procederam a abertura de mais de mil contas.
O responsável considerou ser necessário que a população tenha a cultura de gestão, para racionalizarem os seus gastos, priorizando o essencial.
A gestão financeira é base fundamental para o desenvolvimento socioeconómico de qualquer família, permitindo aos núcleos familiares terem reservas, disse.