O Produto Interno Bruto (PIB) do I Trimestre 2018, em termos homólogos, variou (-2,2%) em relação ao I Trimestre de 2017. A variação foi menor que a registada no último trimestre de 2017 em relação ao período homólogo de 2016, só que, enquanto o quarto trimestre de 2016 colocava a comparação a um nível mais alto, uma vez que a sua taxa de variação parecia encaminhar-se para terreno positivo, o termo de comparação do primeiro trimestre deste ano, ou seja, os primeiros três meses de 2017, acusara já uma taxa de variação muito negativa.
Os próximos meses confirmarão ou não a recuperação da taxa de crescimento da economia angolana face ao ano anterior.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, que divulga o indicador, “o desempenho da actividade económica no I Trimestre de 2018 em relação ao I trimestre de 2017, em termos de variação negativa, é atribuído, fundamentalmente, às actividades de pescas (-12,8%), comércio (-8,8%), extracção e refinação de petróleo (-7,3), extracção de diamantes e outros minerais (-6,7%) e a agro-pecuária e silvicultura (-1,5%), respectivamente.
O petróleo continua a assegurar a fatia mais avantajada na composição do PIB. Assim, “as actividades que mais contribuíram ou participaram e constituíram factores importantes para o desempenho da actividade no PIB do I Trimestre de 2018 foram a extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural com 33%, seguida do comércio com 15%, construção com 12% e a administração pública com 6%.