Etiópia e Eritreia anunciam retoma das relações diplomáticas

A Etiópia e a Eritreia chegaram a acordo para retomar relações diplomáticas e abrir as fronteiras, depois de décadas de hostilidade entre os vizinhos do Corno de África, anunciou hoje o primeiro-ministro etíope.

 

Concordamos com a retomada do tráfego aéreo e marítimo, a movimentação de pessoas entre os dois países e a reabertura de embaixadas”, declarou Abiy Ahmed, depois de conversações com o Presidente da Eritreia.

Os dois países romperam ligações diplomáticas no início de um conflito pelas fronteiras, que os opôs entre 1998 e 2000 e que fez cerca de 80 mil mortos.

As relações mantiveram-se tensas, depois de a Etiópia ter recusado ceder à Eritreia um território fronteiriço disputado entre os dois países, apesar de uma comissão internacional independente apoiada pelas Nações Unidas (ONU) ter decidido nesse sentido em 2002.

Antiga província etíope no Mar Vermelho, a Eritreia declarou independência em 1993 depois de expulsar as tropas etíopes dos seus territórios em 1991, pondo termo a três décadas de guerra.

Hoje, bandeiras etíopes ao vento e multidões aplaudindo nas ruas saudaram a visita do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, a Asmara, capital da Eritreia, para um encontro histórico com o Presidente da Eritreia, Issaias Afwerki, com o objetivo de pôr um fim aos anos de hostilidade entre os vizinhos.

A televisão oficial da Eritreia mostrou um abraço entre os dois líderes e o chefe de gabinete de Abiy Ahmed, Fitsum Arega, declarou na rede social ‘Twitter’: “A visita oferece uma oportunidade extraordinária para promover a paz para o bem do nosso povo”.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com