Governo moçambicano e Exxon vão assinar contrato de pesquisa de petróleo

O Governo moçambicano e a Exxon Mobil vão assinar em Setembro um contrato para a prospecção e pesquisa de petróleo no âmbito do quinto concurso internacional lançado em 2014, disse esta Terça-feira o presidente do Instituto Nacional de Petróleos (INP).
Carlos Zacarias afirmou, em declarações à comunicação social em Maputo, que a Exxon Mobil vai realizar a prospecção e pesquisa de gás no distrito de Angoche, província de Nampula, norte de Moçambique, no quadro do acordo que vai rubricar com o executivo moçambicano.
Além da Exxon Mobil, as autoridades moçambicanas seleccionaram consórcios liderados pela italiana Eni e pela sul-africana Sasol, no quinto concurso internacional de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos.
O presidente do INP adiantou que 700 milhões de dólares (590 milhões de euros) serão investidos pelas empresas envolvidas no quinto concurso internacional.
Carlos Zacarias assinalou que a demora na assinatura dos contratos de concessão deve-se ao facto de as companhias terem solicitado a alteração dos modelos de contrato para conformá-los com os termos do concurso.
As empresas também pediram ao Governo a remoção da obrigatoriedade de inscrição na Bolsa de Valores de Moçambique.
O quinto concurso internacional para a prospecção, pesquisa e exploração petrolífera foi lançado em Outubro de 2014 em Londres.
As referidas empresas já detêm outras concessões de gás natural em Moçambique e a participação no quinto concurso vai marcar o reforço da sua presença no país.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com