Inflação disparou 5,00 por cento em Setembro

A inflação disparou 4,98 por cento em Setembro, mais 3,78 pontos percentuais que em Agosto – quando os preços subiram 1,20 por cento -, e a mais alta taxa mensal do ano, de acordo com dados publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números mostram que a variação homóloga da inflação – a 12 meses – situa-se em 21,81 por cento, menos 5,65 pontos percentuais em relação à observada em igual período do ano passado.
A taxa de Setembro foi influenciada pela aceleração dos preços da classe “Habitação, Água, Electricidade e Combustíveis”, com 46,49 por cento, além do aumento verificado nas classes “Vestuário e Calçado” com 1,87 por cento, “Hotéis, Cafés e Restaurantes”com 1,69 e, “Saúde” com 1,52.
As províncias que registaram maior aumento foram Luanda com 4,98 por cento, Cunene com 2,78, Bengo com 2,63 e Namibe com 2,19, estando no outro extremo as com menores variações: Cuando Cubango, 0,85 por cento, Huambo com 1,15, Bié com 1,18 e Cabinda com 1,31.
O INE atribui a aceleração da inflação em Setembro à alteração das tarifas da água em resultado do decreto 230/18, de 12 de Junho, e a uma actualização dos preços no sector dos Transportes.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com