Inflação em Moçambique continuou a descer em Outubro

A inflação continua a descer em Moçambique, de acordo com o boletim sobre o Índice de Preços ao Consumidor, relativo a Outubro

A inflação continua a descer em Moçambique, de acordo com o boletim sobre o Índice de Preços ao Consumidor, relativo a Outubro, publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano.

A inflação média a 12 meses encontra-se agora em 4,31%, uma descida de 0,28 pontos percentuais relativamente a 4,59% em Setembro.

A inflação homóloga em Outubro foi de 4,75%, quando em Setembro tinha sido de 4,89% – ou seja, uma descida de 0,14 pontos percentuais. Ainda de acordo com o INE, a inflação mensal foi residual, de apenas 0,07% e a cair desde Agosto, com a inflação acumulada desde Janeiro a situar-se em 2,87%.

A inflação mensal, em 2018, foi sempre inferior a 1% e chegou a ser negativa em Junho e Julho.

Segundo o boletim do Índice de Preços ao Consumidor, os produtos ligados à alimentação e bebidas não alcoólicas ditou a tendência geral de preços em Outubro, ao contribuir com cerca de 0,06 pontos percentuais para a inflação mensal de 0,07%.
Os valores são calculados a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

 

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com