Mercados financeiros afectados pela desvalorização da lira turca

A queda da lira turca, num cenário de crise diplomática entre Turquia e Estados Unidos, agitou hoje as bolsas europeias e os mercados de divisas, com o receio de contágio a outras economias emergentes, principalmente no sector bancário.
A moeda turca, em dificuldades há vários meses, registou hoje uma queda muito acentuada.
Esta queda ocorre numa altura em que as relações entre Turquia e Estados Unidos atravessam uma crise devido a um pastor norte-americano detido por Ancara.
A desvalorização da moeda turca atingiu 19% face ao dólar, ao início da tarde, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado um forte aumento das taxas sobre as importações de aço e alumínio turcos. Às 14:35 (hora de Lisboa), um dólar valia 6,6115 liras.
A crise turca também atingiu as principais bolsas europeias que registavam descidas significativas, com o principal índice da bolsa de Paris a recuar 2% e o índice de referência do mercado londrino a perder 0,85%. O sector da banca figurava entre as principais quedas.
Na bolsa de Milão, o principal índice perdia 2,76% e em Frankfurt o índice Dax recuava 1,94%, com o Deutsche Bank a perder 4,56%.
Em Madrid, a bolsa cedia 1,78%, também com o sector financeiro em queda.
No mercado de divisas, o euro recuava para o valor mínimo em 13 meses, negociando a 1,1443 dólares.
Algumas divisas de países emergentes também registavam uma desvalorização face ao dólar, com o peso argentino a cair perto de 3% e o rand sul-africano, o real brasileiro e o peso mexicano a recuarem igualmente.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com