O ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, vai participar em Malabo, na Guiné-Equatorial, nas cerimónias comemorativas do 50º aniversário da independência deste país africano.
O chefe da Diplomacia angolana participará naquelas cerimónias na “qualidade de Enviado Especial” do Presidente da República, sendo portador de uma mensagem dirigida por João Lourenço ao seu homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang, refere uma nota do Ministério das Relações Exteriores.
Angola e a Guiné Equatorial mantêm relações de cooperação “há já longos anos”, lembra a nota. De registar que foi recentemente concluído entre as autoridades dos dois países um acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, o qual vigora desde Maio deste ano.
A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima de Angola e da Guiné Equatorial, tem sido equacionada em benefício dos dois Estados.
A Guiné-Equatorial é hoje membro da CPLP, a comunidade dos países de língua oficial portuguesa. É também membro da OPEP, tal como Angola.
O ministro das Relações Exteriores, esclarece a nota, vai à capital da Guiné Equatorial após ter integrado a comitiva presidencial que entre 8 e 10 de Outubro efectuou uma visita à República Popular da China.