Petróleo Perto de 80 dólares

O preço do barril de petróleo tipo Brent (referência das ramas angolanas) ganhou hoje no mercado de futuros de Londres 2,33%, cotando-se acima de 79 dólares às 19h00 de Luanda (79,17 dólares.

O preço  de equilíbrio  do barril de Brent na perspectiva da economia nacional é historicamente estimado no intervalo compreendido entre 80 e 85 dólares. Acontece que este preço de referência foi admitido num contexto em que a dívida pública tinha um peso muito menor no produto interno  hoje os encargos da dívida correspondem a cerca de metade da despesa orçamental) e o nível de produção petrolífera angolana era superior ao actual.

O “raid” do preço do barril de petróleo  nos últimos dias tem a ver com a evolução de vários factores a nível internacional.

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com