A produção de petróleo da China subiu em Agosto pela primeira vez em quase três anos, de acordo com dados divulgados sexta-feira, uma subida que se segue a apelos do presidente Xi Jinping no sentido de se reforçar a segurança energética do país no meio das tensões comerciais com os Estados Unidos.
A produção mensal de petróleo em Agosto somou 16 milhões de toneladas, ou 3,77 milhões de barris por dia (bpd), uma elevação de 0,2 por cento face a igual mês do ano passado, marcando a primeira subida na comparação anual em toneladas e barris por dia desde Outubro de 2015, segundo números do Departamento Nacional de Estatísticas.
A produção chinesa, até agora, atingiu um total de 125,95 milhões de toneladas, o que treaduz uma quebra de 1,8 por cento face ao ano anterior, o equivalente a 3,78 milhões de bpd.
As grandes petrolíferas do país aumentaram a produção em Agosto respondendo à subida dos preços do petróleo no mercado internacional, que chegaram a atingir 80 dólares por barril e aos apelos do governo para que a produção chinesa de petróleo e gás aumente quando ocorre uma escalada na guerra comercial com os Estados Unidos, disseram especialistas.
“As petrolíferas estatais precisam de mostrar algum apoio ao apelo do presidente Xi para aumentar a oferta doméstica”, disse Seng-Yick Tee, da consultora SIA Energy.
A maior parte dos campos de petróleo da China alcança um ponto de equilíbrio com o petróleo a 70 dólares por barril, acrescentou.
O barril de Brent, referência das ramas angolanas, foi negociado ao torno dos 78 dólares esta sexta-feira.

BODIVA AUMENTA LUCROS EM 237% NO PRIMEIRO SEMESTRE
A BODIVA, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola, aumentou, no primeiro semestre deste ano, o seu lucro em 237%, devido principalmente ao incremento no volume de negócios.