São africanas as três cidades mais populosas do futuro

Lagos, Kinshasa e Dar-es-Salaam serão as cidades com mais população em 2050

O mundo urbaniza-se a passo galopante, há cada vez mais gente a viver em cidades, ao mesmo tempo que a população mundial dispara, gerando problemas dramáticos no equilíbrio do ecossistema e colocando em xeque a preservação da espécie humana. A ameaça demográfica junta-se às demais. E são muitos os riscos de extinção da espécie.
A população mundial em 1950 era de 2,5 mil milhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 mil milhões de humanos no planeta. Hoje há mais de 7 mil milhões. Mais de 75% vivem nos chamados países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 25% têm acesso à internet.

Em 2050, o planeta deverá abrigar um número pouco superior a 9 bilhões de habitantes, isto é, mais ou menos 2,5 mil milhões de pessoas a mais do que possui actualmente.
A população que vive em áreas urbanas vai atingir os 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo em 2050, representando 68% da população mundial.

Um estudo recente, citado pela BBC aponta que os núcleos urbanos hoje mais populosos não devem permanecer no topo do ranking em 2100. Tóquio, que é actualmente o núcleo urbano mais populoso deverá cair para a 28ª posição.

Sobem na lista as cidades africanas, ao ponto de ocuparem os três primeiros lugares do ranking dos núcleos mais populosos. Lagos, na Nigéria, terá 88 milhões de habitantes, Kinshasa (na RDC) 83 milhões, e Dar-es-Salaam, capital tanzaniana, 73 milhões. Seguem-se duas cidades da Índia: Mumbai (67 milhões) e Nova Déli (57 milhões).

Artigos relacionados

DESTAQUE OPINIÃO

OS TROCOS MAIS SUJOS QUE A ELITE “DOS SANTOS” DEIXOU PARA ANGOLA

Actualmente falar de Angola no contexto político, económico e social, tornaram-se “cláusulas” cada vez mais desconfortantes atendendo a porção de pancadas a que este povo é submetido constantemente e que no fim do dia não sabe onde mais se segurar, uma vez que a policia não está na rua para oferecer chocolates nem rebuçados!

Ler mais »

© All rights reserved

Made with ❤ by rotasweb.com